Grupo de improvisação livre da UFPel (G.I.L. 2021 - 2023)
[ação de ensino]
O G.I.L. foi ação de ensino articulada conjuntamente por discentes e docentes dos Bacharelados em Música da Universidade Federal de Pelotas, que tinha como objetivo central a criação de um espaço horizontal de reflexão e prática artística experimental. Os vetores de orientação do G.I.L foram: o enfrentamento da lógica mono-cultural eurocêntrica no campo da música, a construção de um ambiente circular de ensino-aprendizagem e a adoção da experimentação enquanto postura crítica e criativa.
Fizeram parte do G.I.L.: Abdul Gajardo Vega, Bira (Afroblacksoul), Bruno Chaves, Christian Lucas, Danilo Marostega Salvade, Felipe Merker Castellani, Helena Pelissari, Gabriel Rodrigues Soares, Levina Sun, Leu Kalunga, Ricardo Ferreira da Silva e Sá Pretto.
G.I.L. convida Paulo Romeu Deodoro
[performance audiovisual]
O G.I.L convidou o compositor, multi-instrumentista, educador e importante referência da música afro-gaúcha Paulo Romeu Deodoro para a criação de uma performance audiovisual inédita. Por meio de estratégias coletivas e colaborativas de criação, o G.I.L. e Paulo Romeu propuseram ao público um percurso sonoro e imagético que transitou entre os movimentos das águas de Kalunga e as reminiscências dos cordões e blocos carnavalescos do Rio Grande do Sul, entre as sonoridades do Sopapo e das orquestras afro-brasileiras, entre a vibração das peles de couro dos tambores e dos alto-falantes, que ressoam os beats eletrônicos.
G.I.L. convida Paulo Romeu Deodoro foi igualmente um processo artístico-pedagógico, que tinha como objetivo promover uma experiência formativa coletiva para os discentes dos cursos de Música das Universidades Federais de Pelotas e Santa Maria. A proposição foi concebida por Paulo Romeu Deodoro e pelas/os integrantes do G.I.L., com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e do Instituto Sociocultural Afro-Sul Ọdọmode.
Performance e criação ao vivo:
Percussão solista, Paulo Romeu Deodoro - Eletrônica ao vivo, Danilo Salvade Marostega - Eletrônica e vídeo ao vivo, Felipe Merker Castellani - Eletrônica ao vivo, Gabriel Rodrigues Soares - Flautas, berimbau e percussão, Helena Pelissari - Violino, Ricardo Ferreira da Silva.
Composição orquestral: Gabriel Rodrigues Soares.
Orquestra de Santa Maria, sob a regência de Alexandre Eisenberg.
Flautas: Marina Montero, Ana Cláudia Rizzato e Gabriela Griebler; Clarinetes: Hélio Valentim, Éder Roberto de Oliveira e Luis Silva; Trompetes: Guilherme Guadagnin, Henrique Nunes, Everton Pereira e Adilson Rossa; Trombones: Lucas Martim, Bira Simão e Marciel Hofestetter; Percussão: Rafael Marques, Lucia da Silva de Oliveira, Miquelin Zequin e Alisson Carpes.
Concepção geral: Felipe Merker Castellani, Gabriel Rodrigues Soares e Paulo Romeu Deodoro.
Criação realizada em 22/09/2022 no Novas Tríades: semana da música contemporânea no RS, organizado por Paulo Rios Filho e Arthur Rinaldi.
G.I.L. na Mostra de Criação Musical da UFPel (2022)
[performance improvisatória]
Violino, Estevão Santana - Eletrônica ao vivo, Danilo Salvade Marostega - Eletrônica ao vivo, Felipe Merker Castellani - Gabriel Rodrigues Soares, Eletrônica ao vivo - Leu Kalunga, Voz - Ricardo Ferreira da Silva, violino.
Mixagem e materização: Emerson Wrague
Acervo em movimento: releitura do disco Obaluayê da Orquestra Afro-brasileira
[performance improvisatória]
Estevão Santana, violino - Felipe Merker Castellani, Eletrônica ao vivo - Gabriel Rodrigues Soares, Eletrônica ao vivo - Levina Sun, voz - Leu Kalunga, voz.
Performance do G.I.L. realizada na 20.ª Semana Nacional dos Museus (2022)
Materização: Emerson Wrague