Felipe Merker Castellani (São Paulo, 1984) é professor e pesquisador com produção acadêmica dedicada aos estudos africanos e afrodiaspóricos, com ênfase em suas manifestações musicais e perspectivas históricas. Possui mestrado e doutorado em Música pela Unicamp e bacharelado em Composição Musical pela Faculdade Santa Marcelina.
Entre 2013 e 2014, realizou estágio de pesquisa no Centre de recherche Informatique et Création Musicale (CICM), Université Paris 8 / Maison des Sciences de l'Homme Paris Nord. Realizou estágio de Pós-doutorado, entre 2017 e 2018, junto ao Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2021, foi contemplado na chamada ERC-CONFAP-CNPq, por meio da qual realizou estágio de pesquisa no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES).
Em sua trajetória artística, participou de eventos nacionais e internacionais dedicados à criação artística experimental, como o Festival Música Nova, o Encontro Internacional de Música e Arte Sonora, o Sonorities Festival (Belfast, Irlanda do Norte), o Festival Sonoimágenes (Buenos Aires, Argentina), a Mostra Arquinterface (Galeria de Arte do Sesi-SP), o Programa de Exposições Individuais do Centro Cultural São Paulo e a Mostra Labmis 2016 (MIS-SP), dentre outros.
Foi coordenador do projeto de pesquisa "Som, racialidade e território: perspectivas afrodiaspóricas", contemplado com o Auxílio Recém Doutor (2020) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
De 2018 a 2023, foi professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde atuou como coordenador dos Bacharelados em Música e do Laboratório de Etnomusicologia (LABET - UFPel). Atualmente, é Professor Adjunto e Chefe do Departamento de Música da UFRGS, docente permanente e coordenador substituto do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS (Conceito CAPES 7), e coordenador, junto com o Prof. Dr. José Rivair Macedo (IFCH - UFRGS), do Grupo de Estudos "Dimensões da Cultura Bantu-Kongo na África e na Diáspora" (CNPq).