Instruções para o colapso do Coletivo Cartográfico
[música original para espetáculo de dança]
Carolina Nóbrega, Fabiane Carneiro e Monica Lopes, Criadoras/Performers e direção (Integrantes do Coletivo Cartográfico) - Concepção Inicial, Coletivo Cartográfico e Andrea Mendonça - Alex Ratton, Provocador artístico - Henrique Lima e Jerônimo Bittencourt, Preparadores corporais - Felipe Merker Castellani e Coletivo Cartográfico, Concepção de trilha sonora - Coletivo Cartográfico, Concepção de cenário - Coletivo Cartográfico, Concepção de figurino:
Viviane Bezerra, Produção - Natalia Fernandes, Oficina Demolições Corporais - Val Lima, Fotografia - Joana José dos Santos, Costureira - Emiliano Goyaneche, Video (Captação e Edição).
Imagem still do vídeo de Emiliano Goyaneche
Imagem still do vídeo de Emiliano Goyaneche
Imagem still do vídeo de Emiliano Goyaneche
Instruções para o Colapso investiga a dança contemporânea em interface com a linguagem da performance. Nessa pesquisa, as criadoras-performers buscam se colocar em situações de risco que permitam que seus corpos sejam atravessados de informações, acontecimentos, sensações e estruturas espaciais. Dessa maneira, o corpo como entidade individual é questionado e, por meio de sua desconstrução, também a rua deixa de se apresentar como território fixo, sendo desnudada como um campo transitório e fragmentado. Essa desconstrução é provocada, aqui, por diversos dispositivos, regras, agenciamentos, programas, movimentos, coreografias. Cria-se uma ordem para a desordem – instruções para o colapso.
Instruções para o colapso foi contemplado pelo ProAC Primeiras Obras de Dança e estreado em 2012 na Praça da Sé, São Paulo.
Música_efêmera
[performance audiovisual]
Alessandra Bochio, Vídeo - Alexandre Zamith, piano - Felipe Merker Castelani, Live electronics
Música_efêmera é uma performance improvisatória, na qual instrumento acústico e meios eletrônicos convergem em busca da construção de diferentes territórios sonoros e relações audiovisuais. As técnicas de preparação do piano, a exploração do interior do instrumento e também os sons produzidos da maneira tradicional somam-se aos processamentos audiovisuais realizados em tempo real, permitindo assim a construção de um ambiente dinâmico e interativo. Como os percursos temporais são traçados no momento da performance, estão sempre sujeitos a bifurcações e mudanças abruptas; os territórios explorados são sempre provisórios.
Música_efêmera foi estreada em 2013 na série de concertos do projeto Pianisticontemporâneo de Alexandre Zamith, premiado pelo Edital ProAC da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo.
Gravação realizada em junho de 2013, no estúdio do Laboratório de Acústica Musical e Informática, LAMI-USP. Este projeto artístico foi realizado com o apoio do NuSom-USP.
Agradecimentos: Fernando Iazzetta (coordenação) e Pedro Paulo Kohler (técnico de gravação)
2
[música acusmática]
Felipe Merker Castellani, Composição
2 é uma miniatura composta especialmente para o projeto NMEaniversário#2, que tem como resultado uma coletânea de peças acúsmáticas com duração de até 2 minutos. 2 é inteiramente composta a partir de procesos de defasagens aplicados à amostras de sons instrumentais, que são multiplicados através de linhas de delay.